Desafios e Estratégias no Setor de Food Service: especialista compartilha Insights Cruciais para o Sucesso das Franquias de Alimentação

O setor de food service tem sido um dos pilares da economia, oferecendo uma variedade de opções gastronômicas para os consumidores em todo o mundo. No entanto, a expansão bem-sucedida e o suporte operacional consistente das franqueadoras nesse setor não estão isentos de desafios. Luis Fernando Nardi, especialista em franquias de alimentação, e CEO da Assertiva Food Service compartilha seus insights sobre alguns obstáculos enfrentados pelas franqueadoras no processo de expansão e manutenção da qualidade operacional.

Janeiro 11, 2024 - 16:54
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Desafios e Estratégias no Setor de Food Service: especialista compartilha Insights Cruciais para o Sucesso das Franquias de Alimentação

No contexto da expansão de franquias de alimentação, Nardi relata que a seleção criteriosa de candidatos é um dos passos cruciais. A franqueadora deve analisar profundamente o perfil dos candidatos para garantir que suas habilidades e visão de negócios estejam alinhadas com as necessidades do setor. Ele enfatiza também a importância de encontrar franqueados comprometidos e capazes de aderir ao modelo operacional da franquia para garantir o sucesso contínuo. No entanto, as dificuldades e impasses sempre ocorrem, e é pensando nisso que o especialista aborda os desafios relacionados à expansão acelerada das franquias.“Encontrar localizações estratégicas e manter a consistência em todas as unidades é um equilíbrio delicado”, diz Nardi. Ele observa que a gestão do crescimento requer um foco contínuo na qualidade e no padrão da marca, mesmo diante das demandas por expansão. É importante que a franqueadora, ou uma marca do ramo alimentício, conheça na prática os desafios que surgirão para seus franqueados ao longo do percurso. Se a franqueadora não conhecer previamente os desafios que os franqueados enfrentarão, não saberá quais materiais terá que desenvolver para suprir as necessidades dos franqueados no momento da expansão.Muitas vezes, uma franqueadora é formada por empresas que não são especializadas no ramo. No caso do setor alimentício, é importante destacar que a empresa responsável pela formatação entenda sobre replicação de processos gastronômicos, entre outros assuntos do ramo, que apenas quem se especializa pode contribuir.“É através das dificuldades e reclamações que os franqueados começam a mostrar para a franqueadora onde eles têm dificuldades. Ou seja, no processo inverso, a qualidade de atendimento tende a ser um enorme desafio para as empresas que estão iniciando. Na prática, esse problema pode gerar muita rotatividade de funcionários, fazendo com que a franqueadora perca tempo ao identificar e reter talentos, o que atrapalha o processo e a organização.”De acordo com Nardi, o processo com falhas desse tipo acontece com 60% das franqueadoras do setor de Food Service. Compreender que a medida que o setor evolui, a expertise compartilhada destaca a importância de se adaptar, inovar e priorizar a qualidade acima de tudo é o que as franqueadoras precisam ter em mente. Enquanto a indústria do Food Service continua a servir como um dos pilares da economia, as estratégias discutidas aqui permanecerão como faróis para o sucesso das franquias de alimentação, moldando o futuro de maneira saborosa e próspera.

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